quarta-feira, 1 de junho de 2011

Processos de Recrutamento e Seleção

Como já sabemos o Gerenciamento de Recursos Humanos em uma empresa não é dos mais simples, mas existem maneiras de torná-lo mais "leve" para o gerente ou proprietário; uma delas é selecionar e recrutar bem os funcionários. Isso porque, quanto melhor for o sistema de seleção, menor são as chances de futuros problemas com os novos funcionários.

Como selecionar:

Para selecionar eficientemente os funcionários é necessário que, em primeiro lugar, se saiba com clareza, que tipo de profissional se está procurando, o que significa traçar o perfil do futuro funcionário. Para isto, basta listar as características desejáveis e/ou não desejáveis desse perfil.
Nesse sentido, quando se está à procura de um novo atendente, por exemplo, devem-se analisar alguns pontos, como:

  • Sexo (homem ou mulher);
  • Grau de escolaridade;
  • Nível de experiência;
  • Distância entre a residência e a empresa;
  • Faixa salarial;
  • Número de dependentes.

Visto isso, é preciso lembrar que o processo de seleção e recrutamento envolve etapas que merecem também uma atenção especial:

1) Anúncio: o anúncio referente à vaga disponível na empresa deve ser feito nos veículos de divulgação mais utilizados em sua região (jornal, sites, etc.), detalhando-se o "perfil" de colaborador que interessa à empresa.
Um anúncio de jornal, para atingir seus objetivos, deve conter os seguintes itens:

  • O título do cargo ou função – auxiliar de departamento pessoal, gerente, auxiliar de contabilidade, etc
  • As características da empresa – tipo de empresa, localização, horário de trabalho, etc.;
  • O que oferece – salário, benefícios e outras vantagens;
  • Forma de contato – aonde ir, a quem procurar, em qual horário, etc.; ou ainda, outra forma de contato.

2) Avaliação: é preciso também fazer uma prévia avaliação dos currículos enviados e, a partir deles, selecionar os que mais se enquadram no perfil estabelecido para, então, partir para a etapa de entrevistas.

3) Entrevista: a entrevista pode ser um pouco impessoal, a fim de conseguir certo relaxamento do entrevistado e, assim, conhecê-lo melhor. É necessário questionar as informações apresentadas no currículo e pedir um detalhamento delas, como experiência profissional adquirida, escolaridade e cursos diversos.

4) Teste: é sempre interessante fazer um teste escrito com o candidato à vaga para conhecer suas agilidades, inteligência e raciocínio. Mesmo que não sejam feitas provas específicas para o candidato, é possível que, pelo menos, seja requerida uma redação no estilo dissertação sobre assuntos diversos, sobre o próprio candidato (seu interesse na vaga em aberto, suas experiências anteriores, seus planos, metas e aspirações) ou sobre um tema atual (guerra, crise do petróleo e eleições).

5) Faça sua parte: é preciso avaliar cuidadosamente os currículos, as entrevistas e os testes, traçando as características do funcionário que mais se adequar ao perfil da vaga. Assim, será possível conhecer melhor os candidatos e selecionar com maior precisão o colaborador ideal.

TREINAMENTO

Treinamento de ambientação: É o treinamento dado ao empregado logo após a sua admissão. Seu objetivo é informar o novo funcionário sobre os diferentes aspectos da organização da empresa. Um programa de treinamento de ambientação deve abranger os seguintes aspectos:
  • Apresentar o novo empregado aos colegas;
  • Dar conhecimento sobre o histórico da empresa: fundação, desenvolvimento, estágio atual, sistema de organização;
  • Apresentar as chefias superiores;
  • Informar sobre os benefícios sociais e recreativos que a empresa oferece.

Treinamento específico: É o treinamento que procura preparar o empregado para exercer determinada função. O treinamento específico de um funcionário do Departamento Pessoal, por exemplo, deve transmitir o conhecimento de toda a atividade desempenhada dentro do setor de pessoal de uma empresa.